Os chatbots personalizados do Gemini, os Gems, agora podem ser acessados a partir da coluna lateral da IA do Google em outros apps.
Os Gems, chatbots personalizados alimentados pelo Gemini, agora estão acessíveis em outros aplicativos do Google. As inteligências artificiais customizadas podem ser acionadas diretamente por atalhos no Docs, Planilhas, Apresentações, Drive e Gmail.
“Os Gems ajudam você a alavancar o poder do Gemini de uma forma personalizada às suas necessidades, com mais eficiência ao minimizar os prompts repetitivos”, explicou o Google no anúncio oficial.
Para utilizá-los, basta abrir a coluna lateral do Gemini clicando no ícone da IA no canto superior direito. Em seguida, escolha o Gem desejado e solicite a ação que quiser.
Assim como os GPTs da OpenAI, os Gems são versões personalizadas do Gemini — o chatbot do Google, baseado no grande modelo de linguagem (LLM) homônimo. A principal diferença é que eles podem ser configurados para atender demandas específicas, com instruções pré-definidas sobre tom de voz, estilo de resposta, formato de revisão de texto, entre outros.
Além disso, os Gems também podem ser alimentados com arquivos pessoais do usuário. Esses documentos servem como base de conhecimento para refinar ainda mais o comportamento da IA.
A criação acontece exclusivamente pela página oficial do Gemini na versão de navegador. O processo permite nomear o chatbot, definir instruções e adicionar conhecimentos específicos. Após finalizar, é possível visualizar uma prévia antes de começar a usá-lo.
Segundo o Google, os Gems podem servir para:
O atalho para os Gems integrados ao ecossistema do Google está sendo distribuído gradualmente desde ontem (02) ao longo de 15 dias. O recurso estará disponível para todos os usuários do Google Workspace com acesso ao painel lateral do Gemini
Quer ficar por dentro das últimas novidades sobre inteligência artificial e o futuro da produtividade digital? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nossa cobertura completa!